Proteção
Para barrar o Aedes
Somente este ano, foram identificados mais de cem focos do mosquito na cidade, cinco deles durante o mês de novembro
Jô Folha -
Por Rafaela Rosa
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Débora Borba)
Reforço. Visitas dos agentes foram intensificadas na última semana. (Foto: Jô Folha)
Com a chegada do calor, a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta cada vez mais, e com isso os cuidados devem ser ainda maiores. Somente neste ano, 107 focos foram identificados em Pelotas, cinco deles só neste mês de novembro.
De acordo com a chefe do Setor de Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams), Isabel Madrid, o principal alerta é atentar para os focos de água parada. Muitas vezes a população acredita que o principal perigo está em ambientes maiores, como piscinas e caixas d’água, quando na verdade recipientes menores oferecem um risco ainda maior. “Muito cuidado com ambientes pequenos e escuros como o pneu”, alerta. Outra dica é ficar de olho nos bebedouros dos animais, pois devem ser lavados uma vez por semana. “Com esses cuidados conseguimos evitar o depósito de ovos”, afirma.
Outro ponto alertado por Isabel é que o mosquito pode ter depositado os ovos no verão passado, e caso o recipiente não tenha sido limpo, a temperatura alta servirá de estímulo para esse ovo eclodir e, assim, dar continuidade no ciclo. No momento em que a comunidade contribuir com todas as medidas preventivas, será possível bloquear o início dessa reprodução. Com isso, o Aedes, que é um potencial transmissor de várias doenças, não atingirá a saúde da população.
Desde julho não havia sido encontrado mais nenhum foco; com a chegada de novembro, cinco novos já foram registrados. O que chama atenção nos novos registros é que todos estão localizados no Balneário dos Prazeres, sendo um encontrado na segunda semana do mês e quatro na última sexta-feira. Por isso, a partir deste sábado todas as ações serão intensificadas no bairro. “É preciso conscientizar, pois não estão cuidando das próprias casas”, completou Isabel.
Para conscientizar
As visitas nas residências são realizadas durante todo o ano, mas na última semana ocorreu a Semana Municipal de Mobilização de Combate ao Aedes, o propósito da iniciativa foi levar à comunidade informações para combater o mosquito. Foi através de panfletagem e muito diálogo que os agentes explicaram sobre riscos e prevenção para a população dos bairros de Pelotas.
Quem aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas e alertar sobre uma caixa d’água em um sobrado abandonado perto da sua residência foi Queli Rodrigues. Preocupada com a situação que assusta toda a vizinhança há mais de cinco anos, a fiscal de caixa recebeu as instruções do que fazer, além do agente garantir que repassará a informação para os devidos responsáveis. Sobre a ação ela diz que é “nota 10”, pois é importante manter a população informada. “Agora não podem dizer que não sabem como fazer”, disse.
A técnica em contabilidade Adriane Teixeira também recebeu os agentes e ficou feliz em obter as instruções, mas garante que na sua casa o cuidado é sempre redobrado. “Cuido os pratinhos das plantas e os pneus”, completa. Para ela, investir em informação é o jeito mais eficaz de prevenir. “Tem gente que não tem acesso e necessita desse panfleto.”
Um pedido feito pela chefe da Vigiams é para que as pessoas recebam os agentes, pois é através das visitas que os focos são encontrados. “Temos muitas recusas”, informa. Ela afirma que todos os profissionais andam uniformizados e de crachá, e em qualquer dúvida o morador poderá solicitar ao agente o aparelho celular que ele carrega para ligar para o órgão e certificar-se da visita. “É muito importante recebê-los.”
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário